Encerramos mais uma fase do GRUPAS, com muito trabalho e dedicação, foi gratificante devido ao conhecimento adquirido e o reconhecimento dos parceiros e participantes das reuniões, as quais tiveram uma meta definida o Facility Management.

    Ao sermos empossado tivemos a preocupação de manter próximo todos aqueles que colaboram para que pudéssemos ter confiança na realização das reuniões, nas manutenções e nas atualizações das comunicações.

    Estabelecemos prioridades, como a constante divulgação dos fatos, convites das reuniões, disponibilizações de oportunidades de trabalho e um site dentro do possível atualizado, que devido a este fato atingimos outros estados da federação, o que nos gratifica.

    Estreitamos relacionamentos com parceiros como Abrafac, Abralimp, Abracohr e outros, de forma a estarmos próximos aos grandes momentos que proporcionam, e que divulgamos a todos nossos associados.

    Respondemos todas as indagações vindas por e-mails ou através do cadastramento, o qual em constante atualização, devido a volúpia do mercado de trabalho.

    Realizamos as reuniões propostas, tivemos ótimos parceiros, que trouxeram grandiosas informações técnicas, culturais e gustativas.

    Trabalhamos de forma a dar continuidade ao preceito GRUPAS, mantendo a qualidade das reuniões, cases, visitas etc., propostos nestes 28 anos de existência, sempre com o objetivo de trazer novas experiências.

    E neste momento de encerramento da Gestão 2013, queremos agradecer a todos que acreditando na seriedade do GRUPAS, se fizeram presente, o que nos deixa muito lisonjeados.

    Para a Gestão 2014, tendo a frente o Presidente Sr. Wantuir Ribeiro, exímio conhecedor do GRUPAS, sabe das dificuldades mas também de como resolvê-las. Um grande Facility Management, que juntamente com a sua equipe, trará novidades e conhecimentos a todos nós.

    Como presidente da Gestão 2013, agradeço a colaboração de todos e desejo um IMENSO 2014, com muita Saúde e Paz.

    “ VIVA O GRUPAS e SALVE 2014”

    E não esqueça: ” A RAZÃO DO GRUPAS É VOCÊ “

    Adilson Pelegrino
    Presidente GRUPAS – Gestão 2013

    A reunião do mês, transcorreu em grande estilo.
    O atendimento as necessidades do cliente, faz com que as empresas se adaptem para o melhor servir, estamos falando do Grupo Top Serv, que com a sua profissionalização atende as urgentes e precisas demandas.
    O Grupo composto pelas empresas; Top Infra (manutenção e Engenharia), Top Logística ( logística interna) e Top Água (saneamento), faz com que os seus clientes tenha segurança da boa realização. Atuando no atendimento a Nespresso, um de seus principais clientes, na execução da montagem de suas lojas conceito ou boutique necessitam e exigem qualidade, segurança e presteza, para que possam atender ao seu exigente publico.
    O Grupo Top Serv, atua no gerenciamento e execução das obras, de forma que o cliente tenha plena segurança na realização dos trabalhos.
    No complemento da reunião, a Nespresso proporcionou aos presentes uma viagem gratificante aos sabores dos cafés, explanando conhecimento e variadas degustações.
    O Barista atuando como Facility, este conceito deve-se ao fato do mesmo atender as expectativas do cliente, oferecendo um produto de qualidade, na elaboração da aromatizante bebida – Café – proporcionando ainda variados drinks.
    O Barista por ser um profissional especializado em cafés de alta qualidade, com conhecimento de todas as fases da vida deste produto, desde o cultivo,do processamento e beneficiamento do grão, do processo de torra e outros variados itens, tem por objetivo alcançar a “Xícara Perfeita”
    O GRUPAS , teve também o objetivo de finalizar a Gestão 2013, com Técnica, Sabores e Aromas e convidá-los a continuarem a participarem na Gestão 2104.

    E não se esqueçam: “” A RAZÃO DO GRUPAS É VOCÊ “” Feliz 2014

    Até a Próxima.

    E não esqueça: ” A RAZÃO DO GRUPAS É VOCÊ “

    A Editora Abril e o Grupo Sustentax  trouxeram grandes conhecimentos e fatos aos associados GRUPAS, que nesta segunda feira – 28/10/13 – puderam conhecer parte da rotina diária do Facility Management em uma empresa de Comunicação e o trabalho do Grupo Sustentax, para a certificação LED do empreendimento.

    Tendo em sua edificação um publico superior a 5000/pessoas dia, faz com que o F.M e equipe se apliquem para solucionar todas as necessidades geridas por funcionários, visitantes e as constantes movimentações VIPs que demandam um trabalho especial do bom atender.

    Com os seus 26 andares, em constantes movimentações internas, devido a dinâmica de uma empresa de comunicação requer, o acompanhamento das manifestações externas, como Energia Elétrica, Água, Trânsito e etc., tudo isto faz com que o F.M, esteja em permanente sintonia com os acontecimentos.

    Enquanto isto o Grupo Sustentax, elabora os estudos para que o edifício sede da Editora Abril, conquiste o selo Prata uma nova categoria pelas adequações efetuadas, uma vez que em 2012, conquistou a certificação LEED “Green Building Council“ em Operação e Manutenção.

    Iniciando suas atividades em 1996, o Grupo Sustentax tornou-se especialista em certificações, por considerar a Sustentabilidade, como estratégia de negocio de seus clientes. Foi reconhecida pela revista Isto É, como uma das “50 Empresas do Bem”, por unir Sustentabilidade e Saúde Financeira.

    Criou entre outros o Premio de Sustentabilidade, em parceria com a ITC – Inteligência Empresarial da Construção, como forma de reconhecer os empreendedores mais sustentáveis do país nos segmentos industrial, comercial, residencial e residencial baixa renda da construção civil.

    Estes são alguns dos parceiros que o GRUPAS, traz para melhor informar os seus associados.

    Até a Próxima.

    E não esqueça: ” A RAZÃO DO GRUPAS É VOCÊ “

    Com 105 anos de existência neste competitivo mercado varejista, possuindo mais de 17 mil colaboradores em seus perto de 300 pontos de vendas, Escritório Central e Centros de Distribuição, a Casas Pernambucanas criou um espaço para o desenvolvimento do aprendizado e do conhecimento profissional de seus colaboradores: a UNIVERSIDADE CORPORATIVA COMENDADEIRA HELENA LUNDGREN, um Centro de Excelência em ensino corporativo, tendo como objetivo ser um importante instrumento de consolidação do reposicionamento estratégico comercial e prover oportunidades de aprendizagem que deem suporte para alcançar os objetivos de negócio.

    Com uma área de 35mil m2, dos quais 25mil m2 são preservados em uma belíssima área verde, contem todos os quesitos para o bem estar de seus colaboradores, alunos e visitantes, ficando ainda a área recreativa liberada aos familiares nos finais de semana. Os demais 10mil m2 são utilizados com as dependências técnicas, auditórios, salas de treinamentos, restaurante, hotelaria e o Memorial da Empresa.

    Devido à sua configuração, pode em pouco tempo transformar-se em Centro de Contingência, possuindo links de telefonia, internet e elétrica, com operadoras diversas, garantindo o funcionamento integral e seguro.

    A reunião do GRUPAS na Pernambucanas teve como tema principal a Gestão do Facility Management numa Unidade Central de Treinamentos Corporativos, e que pôde ser constatada a aplicação de boas práticas com o uso correto dos recursos humanos e físicos, representando despesas menores, baixos custos e excelência nos seus resultados.

    Na UCCHL, o trabalho do FM não se restringe à execução, mas também na condução da utilização do espaço com a locação a terceiros que a utilizam para confraternizações, lançamentos e entregas de produtos, proporcionando ao local um grande espaço comercial nas janelas de ocupação interna existentes.

    O espaço criado como um centro de lazer a funcionários e familiares tornou-se hoje uma fonte de renda, devido à economia com treinamento, anteriormente externo, e hoje totalmente interno para todos os colaboradores das lojas existentes no Brasil, oferecendo hospedagem, alimentação, internet, lazer, de forma a manter o foco de todos nos treinamentos de capacitação.

    Esta foi mais uma reunião do GRUPAS que trouxe aos nossos associados informação segura e eficaz quanto à aplicação dos conhecimentos do Facility Management em grandes empresas.

    Até a Próxima.

    E não esqueça: ” A RAZÃO DO GRUPAS É VOCÊ “

    A RL Higiene proporcionou aos associados do GRUPAS, conhecimento com o painel “ O que os Facilities estão fazendo e medindo em práticas sustentáveis “ e uma vencedora historia do tradicional Colégio Dante Alighieri, que com os seus 4.350 discentes, propõe a esta região da cidade de São Paulo uma efervescente vida.

    Além do cuidado especial com alunos, professores, fornecedores e demais colaboradores, o Colégio Dante Alighieri, preocupa-se com o meio ambiente através de um sustentável programa de coleta seletiva de recicláveis o qual proporciona um bom retorno financeiro aos seus colaboradores.

    O painel apresentou cases diversos os quais foram amplamente discutidos, despertando nos profissionais de FM, interesse em conhecer mais profundamente cada um.
    Os cases, demonstram que uma implantação segura e confiante traz retorno com qualidade, eficácia e economia financeira e o objetivo principal do FM que é o bem comum da sociedade.

    Foram apresentados;
    – “Eficiência Energética” pelo FM Daniel Barbosa, da empresa DuPont, que iniciou com a substituição da tecnologia utilizada – lâmpadas florescente – com a introdução de lâmpadas LED, automação do sistema de controle da iluminação predial, instalação de película protetora em todas as janelas, migração para o mercado livre na compra de energia e o descarte seguro dos resíduos das lâmpadas como vidro comum e desta forma Reciclável.
    Veja Mais…

    – “Sustentabilidade no Setor de Rouparia” pela FM Kátia de Assis, do Hospital Albert Einstein a identificação de problemas como; Alto índice de baixa nos produtos, devido a rasgos, furos, desgaste natural e sujidade, tomou-se algumas ações como, Desenvolvimento de um PDCA, Acompanhamento e triagem das peças enviadas a lavanderia e a Busca de parceria com fornecedores para transformações diversas.
    Veja Mais…

    – “Inclusão Digital” pelo FM Lincoln Aragoni Gomes, do Grupo Fleury, projeto que visa a analise imediata da limpeza e suas necessidades, trouxe além da agilidade no gerenciamento da manutenção despertou grande interesse em seus usuários, transformando em uma grande – Inclusão Social Digital – e ainda proporcionou resultados economicamente sustentáveis.
    Veja Mais…

    – “Resíduos Sólidos” pela FM Ana Paula Martins, da Tishman Speyer, com o projeto – Programa de Reciclagem – introduzido no complexo Rocha Vera, com a finalidade de gerenciar os resíduos com responsabilidade social.
    Veja Mais…

    – “Projeto Automação”pelo FM Arnaldo Borgia, da Serasa Experian, com o projeto de conscientização no uso da energia elétrica que visando a economia no consumo, na manutenção corretiva e retorno financeiro, introduziu novas tecnologias de controle interno, lâmpadas com melhor luminosidade e consumo menor, bem como produtos estratégicos e sustentáveis.
    Veja Mais…

    Conheça cada um destes projetos em nosso site, E não se esqueça “ A RAZÃO DO GRUPAS É VOCÊ”
    Até a próxima.

    A presidência do GRUPAS juntamente com o Conselho, prestigiam a posse do Sr. Wadi Tadeu Neaime, que ira presidir a ABRAVA – Associação Brasileira de Ar-Condicionado, Ventilação e Refrigeração, pelo triênio 2013 a 2016.

    Importante segmento gerador e consumidor de mão de obra especializada, que muita se preocupa com o meio ambiente, com atitudes sustentáveis e dinâmicas onde o Facility Management está inserido com uma grande e eficaz participação.

    O presidente Sr. Wadi Tadeu Neaime, ressaltou em editorial “ não pouparemos esforços para superar as dificuldades que se apresentarem no dia a dia, com incentivo ao associado na defesa da qualidade, das boas praticas de engenharia e da preservação do meio ambiente, alem de, combater a migração de nossos profissionais para outros segmentos de mercado e variados itens que possam preocupá-los, como os níveis tributários, a formação de mão de obra e a real transferência de assuntos ecoeficientes e sustentáveis, dos gabinetes de marketing para a realidade do campo operacional”.

    O GRUPAS, apoia e deseja que o próximo triênio seja repleto de grandes realizações.

    Maior distribuidora de gás natural canalizado no Brasil, atuando em municípios das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Baixada Santista e do Vale do Paraíba, uma região que gera aproximadamente um quarto do Produto Interno Bruto do país, com um atendimento superior a 1,200 milhões de consumidores nos segmentos residencial, comercial, industrial e automotivo.

    Na reunião efetuada no Auditório Espaço São Paulo, antiga redoma de gás, além de conhecer os projetos atuais e futuros e a atuação do Facility Management, foi proporcionado aos associados do GRUPAS uma visita técnica ao complexo no qual demonstra a preocupação com a sustentabilidade e economia que tais procedimentos proporcionam.

    A visita ao E.T.E, Estação de Tratamento de Esgoto, onde toda água utilizada no complexo é canalizada para tratamento e posterior utilização em setores como jardinagem, limpezas externas e sanitários, havendo ainda a coleta de água da chuva que armazenada em caixas especificas, trazem um economia por um longo período de consumo.

    O setor Central de Emergência, com atendimento 0800, possui mapeamento de todos os pontos instalados existentes na cidade de São Paulo, monitora todo e qualquer vazamento de gás dentro da sua área de atuação, com metas estabelecidas de tempo, considerando até 01 hora para emergências e até 04 horas para a falta de gás, possuindo ainda 04 bases fixas as quais permanecem de prontidão 24hs x 7dias na semana.

    Foi ainda proporcionado visita ao Centro de Monitoramento, setor que abrange todas as dependências da COMGAS, bem como os grandes consumidores, fazendo programações diárias de consumo para a compra e venda do gás, controlando a vazão e com isso proporcionado segurança a todos.

    Esta foi mais uma reunião GRUPAS, gerando aos seus associados conhecimentos para uma atuação segura e eficaz.

    Até a próxima..

    Comemora os seus 28 anos com retrospectiva desde a sua fundação até os dias de hoje.

    A existência do GRUPAS na forma atual, deve-se muito a idealistas* que criaram embriões desta entidade, fazendo com que o trabalho do Facility Management, conhecido na época como Gerente de Serviços, torna-se reconhecidamente uma peça fundamental as empresas e ao mercado de trabalho.

    Iniciando com o GRUPASE (1980 a 1982 ), depois o PROFASE (1982 a 1983 ), e uma lacuna no período de 1983 até o inicio de 1985, devido a problemas relevantes na época. Mas em 02/1985 criou-se a entidade GRUPAS, devidamente estruturada, com Objetivos, Política definida e com Protocolo interno a ser seguido pelos seus membros, norteando até os dias de hoje e com isso fazendo com que o FM fosse devidamente reconhecido e a função torna-se relevante.

    Prosseguindo no fortalecimento da categoria FM, a qual deixou de ser a Executora de Tarefas para ser a Gestora de: Trabalhos que integram pessoas, propriedades, processos e tecnologia e tudo aquilo que diferem da orientação principal da empresa.O GRUPAS colaborou com outros grupos existentes na época e criaram a ABRAFAC- Associação Brasileira de Facilitie, como pessoa jurídica, entidade reconhecida em todo Brasil e vários países pelo mundo, que tem como objetivo; congregar os interesse dos profissionais em FM, atuantes na administração e gerenciamento de serviços e atividades em infraestrutura.

    Após a sua consolidação o GRUPAS tem colaborado com os profissionais em Facilitie, bem como a outras cadeias produtivas como Fornecedores de Produtos e Prestadores de Serviços, realizando palestras técnicas, visitas e conhecendo a realidade do FM em seu local de trabalho.

    Este é o seu GRUPAS – Grupo de Gestores em Facilities – venha participar.

    E não se esqueça “A RAZÃO DO GRUPAS É VOCÊ”.
    Até a próxima.

    Em um ambiente onde a educação e a solidariedade é uma constante, realizou-se no auditório da UNISAL, entidade com 85 anos de existência e uma das principais universidades em Teologia – no bairro da Lapa – SP, a reunião GRUPAS – Academia de Facilities, onde as explanações sobre o mercado para o profissional em Facility foi a pauta primordial.

    Visando atender a demanda do mercado por profissionais cada vez mais qualificados a Academia de Facilities, demonstrou aos presentes  diversos cursos e treinamentos que aprimoram e colaboram com o F.M, para o seu aperfeiçoamento de forma a proporcionar ao gestor condições de empregabilidade  com maior e melhor qualidade.

    O aprimoramento profissional baseado na parte pratica traz o conhecimento da operação, e quando complementado por estudos, cases, visitas técnicas e outros itens, faz a especialização, o jeito novo de realizar uma mesma tarefa, de forma mais consciente, e com custos melhores para as empresas.

    Complementou-se a reunião com a palestra máster – A Copa do Mundo de 2014 e seus reflexos no Direito Penal – proferida pela Dra. Adriana Filizzola D’Urso, teve como objetivo esclarecer pontos sobre as obrigações que o pais sede, bem como as suas empresas  tem com a entidade FIFA.

    O debate longo e complexo, trouxe a tona, que a realização de grandes eventos tem o seu  legado mas as obrigações contratuais, devem ser observadas constantemente, de forma a não trazer prejuízos as partes.

    Os grandes eventos, demonstram as qualidades administrativas de um país.

    Conhecendo a estrutura do Grupo SCHAHIN, com mais de quatro décadas no mercado brasileiro, no qual é atuante nos setores de; Petróleo, Gás, Engenharia, Desenvolvimento Imobiliário, Energia e Telecomunicações, entre outros itens, destacando-se a qualidade de seus produtos, as obras de grandes complexidades, a forte estratégia de atuação em sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente.

    Para que todo este imenso Grupo tenha uma gestão segura e eficaz, a estrutura interna necessita de profissionais competentes e atuantes, comprometidos com as realizações, que visem a qualidade dos serviços, redução de custos, garantia dos trabalhos executados e a segurança de seus colaboradores.

    Devido atuar em grandes obras espalhadas pelo país o Grupo Schahin, possui uma logística de realizações, tendo em cada local o seu Administrador de Obra, que em conjunto com o Facility Management sediado na Matriz, coordena, orienta e acompanha os trabalhos de forma a ter uma finalização que atendam ao padrão que o Grupo tanto preza.

    Entre os principais itens de atuação do Facility Management, esta a logística de Viagens Corporativas, com o tema – A importância da agencia de Viagem junto ao Facility Management – apresentado pela palestrante Gabriela Pinheiros, da empresa LondonTur Viagens, a qual explanou sobre o mercado que em 2012,superou em 13% o movimento de 2011, perfazendo o valor de R$32bilhões, salientou também que o gerenciamento de fornecedores, as gestões de custos, de informações, de indicadores de performance são alguns dos objetivos que o administrador tem que estar atento para a eficácia do processo.

    Ressaltou que as agencia de viagens, devem estar aptas para oferecer, recomendar e atestar as melhores praticas, fazendo com que o Facility Management , tenha segurança quando da contratação do serviço.

    Lembrando que um dos principais ativos de uma empresa são os seus funcionários, de forma que garantir um transporte seguro e eficaz, colabora com a realização do trabalho para o qual foi designado.

    Portanto, Viagem Corporativa um tema de relevância ao qual o Facility Management, deve estar atento.

    Até a próxima.

    Dando inicio a programação 2013, a presidência do GRUPAS saudou a todos pela participação, bem como a gentileza do anfitrião – SECOVI – em proporcionar esta realização, em seu auditório Imbuia, com toda a infraestrutura que o momento requer.

    Foram apresentadas as novas propostas de trabalho para a Gestão 2013, com temas relevantes e técnicos que possam atrair o F.M de forma que esteja sempre disposto a efetivamente a participar das reuniões com o seu conhecimento de mercado e de boas praticas.

    A palestra eleita para esta inaugural reunião foi: “A participação do Facility Management na compra ou locação segura de imóvel comercial ou residencial”, ministrada pelo arquiteto sócio da Uniarq Arquitetura e urbanista formado pela FAUUSP, Sr. Luiz Frederico Rangel que discorreu sobre a realidade atual, das leis, códigos, resoluções, etc., que tentam reger a vida na cidade de São Paulo, considerando que o plano diretor aqui implantado serve de base para todo o pais. Explanou sobre o que a lei do zoneamento, traz ao empreendedor, ao FM como gerenciador de um retrofit ou de uma nova obra, as duvidas e preocupações, devido a este emaranhado de leis, havendo em muitos casos a necessidade da contratação de um advogado especialista, para dar prosseguimento na obra. Ressaltou que dentro de uma mesma quadra ou até em um lote pode haver divergência sobre a área a ser construída, por estarem em um “zoneamento” diferente.

    Conhecendo o edifício sede do Secovi; construído para ser a “Casa do Corretor” tornou-se um local de grandes encontros de negócios, com as suas amplas salas de reuniões, auditórios, serviços diversos como; telefonia, buffet, copa, estacionamento entre outros, tudo dentro da maior segurança possível, tendo espaço para apresentações e cursos, banquetes, confraternizações e exposições. Fazendo com que o Facility Management seja perspicaz na execução de uma gestão segura e objetiva deste memorável espaço. Conheça mais através do site: www.secovi.com.br

    Nesta ocasião, foi comemorado os 15 anos da revista INFRA, publicação mensal de circulação nacional, que tem por objetivo fomentar as relações de negócios em Gestão de Facilities, bem como de Property Management. Parabéns a todos pelas excelentes matérias.

    Desejamos que tenhamos atendido as expectativas dos presentes e nos preparando para a próxima, até lá.