Fonte: http://www.revistainfra.com.br/portal/Textos/?Slider/15276/GRUPAS-celebra-seus-30-anos-

    Ontem (24) na área de eventos do Secovi-SP, O Grupo de Gestores de Facilities (Grupas) recebe convidados e presidentes de gestões anteriores para celebrar os 30 anos da entidade, que tem como maior diferencial a sua não formalidade jurídica. No decorrer destas três décadas todos os encontros foram patrocinados por empresas anfitriãs e seus membros – gestores de facilidades – contribuíram participando com conteúdo e presença nas reuniões mensais.

    Em seu discurso de abertura o atual presidente, Bernardino Gonçalves da Costa Neto fez um overview da evolução desta união de profissionais, desde a criação da entidade até os dias atuais, posicionando o antigo profissional de serviços gerais para o atual facility manager.

    Também presente, o idealizador do Grupas, Antônio Augusto Lourenço reforça as palavras do presidente Costa, apontando que hoje a atividade de facility não cuida mais de manutenção de máquinas de escrever e/ou de calcular e muito menos de assinaturas de listas telefônicas, guias, etc., que um dia fizeram parte da rotina do “homem de serviços gerais”. Lembra que já naquela época, com o crescimento da economia e do perfil das novas edificações e necessidades empresariais, ele vislumbrou que a criação de um grupo de profissionais da sua mesma área de atuação o ajudaria a entender e atender melhor a empresa para a qual trabalhava.

    “Diante do novo cenário que se apresentava, senti que não estava preparado e havia uma defasagem de conhecimento e profissionalização, cujas atividades passariam a ser pertinentes ao novo modelo de operação, gestão de contratos e obrigações legais. Não havia soluções internas das mais variadas demandas em todos os setores das empresas e ainda, estávamos sendo cobrados cada vez mais nas eficientes ações estratégicas, além de maior conhecimento, na troca de experiência, conceituação e padronização das atividades do setor. Com esse desafio, e na tentativa de abreviar o tempo, comecei a manter contato com meus pares em outras empresas e criei inicialmente em 1982 o Profase (Profissionais Administradores de Serviços) que tinha um escopo mais formal. Mas a experiência desta iniciativa nos fez criar em 1985 o que hoje denominamos de Grupas.

    Francisco Abrantes, também ex-presidente, foi ao palco dar o seu testemunho sobre a importância da entidade na sua vida profissional, lembrando que começou a participar das reuniões em 1997. “De lá para cá cresci muito e agradeço a cada um de vocês que contribuíram para a minha ascendência profissional. Me orgulho de participar deste grupo, de ter sido seu presidente e de ter, inclusive, chegado ao board do IFMA – International Facility Management Association, participando de seu planejamento estratégico. Além disso, contribui na fundação da Associação Brasileira de Facilities (ABRAFAC), da qual também fui presidente”, relembra o homenageado.

    Com 47 anos de experiência na atividade de facilities, Roberto Santiago, um membro que nunca deixou de participar das reuniões também deixou seu recado. “Apesar de não ser fundador, pois ingressei no mesmo em outubro de 1985, faço parte dessa elite de profissionais que atualmente se faz necessária para a operacionalização dos mais diversos tipos de organização e, não mais como antigamente relegada a um segundo plano, considerada como atividade de despesas nas diversas organizações. O Grupas se manteve atuante e atualizado, procurando que seus membros sejam top´s no mercado de trabalho”, discursou Santiago. Ao final da celebração, todos os ex-presidentes foram convidados a participar de uma breve cerimônia, com o acendimento de várias velas, que simbolizaram os 30 anos da união do Grupo de Gestores de Facilities.

    HOMENAGEADOS:

    Ex-Presidentes do GRUPAS Mandatos
    1 ANTONIO AUGUSTO LOURENÇO(1) 1985 a 1992 / 1998
    2 BERNARDINO GONÇALVES DA COSTA NETO(2) 1993 / 2005 / 2015
    3 MARCO ANTÔNIO NARDY 1994
    4 PEDRO ERNESTO OLIVEIRA SANTOS(3) 1995
    5 JOSÉ ROBERTO SGARBI (Falecido) 1996
    6 FRANCISCO ANTONIO ALVES 1999
    7 ROBERTO SANTIAGO DE ALBUQUERQUE MIRANDA 2000
    8 MASAHARU MATUZAWA (Falecido) 2001
    9 PATRÍCIA LONGHI 2003
    10 JOSÉ GUILHERME JUNQUEIRA DIAS DE SOUZA 2004
    11 JOSÉ SEVERIANO DOS SANTOS 2006
    12 MARIA DE FÁTIMA SOUSA 2007
    13 FRANCISCO ANTONIO DE SOUZA ABRANTES 2008
    14 CARLOS ESCOBAR DIAS STERQUE 2009
    15 MÁRCIA S. NUNES PELLUCHI 2010
    16 OSVALDO LOGO 2011
    17 MARCELO DA SILVA COSTA 2012
    18 ADILSON PELEGRINO 2013
    19 WANTUIR SEBASTIÃO RIBEIRO 1997 / 2002 / 2014<
     

    Notas:

    (1) Além de Fundador do GRUPAS, Antonio Augusto, foi o seu idealizador e presidente por vários anos.
    (2) Além de Fundador do GRUPAS, Bernardino Costa, foi seu presidente por três anos.
    (3) Além de Fundador do GRUPAS, Pedro Ernesto, foi seu presidente em 1994.