Com um clima de grande descontração realizou-se no dia 06/12/2012, a confraternização anual, quando deixam-se as formalidades do ano para se concentrarem na união dos Facilities Manegement e seus familiares.

A gestão anual da presidência, é uma forma de manter sempre atualizado e a transmissão é um fato muito importante ao GRUPAS, que ao institucionalizar a tradição – Passagem da Vela – simbolizou manter sempre acesa a chama dos objetivos da entidade: “Promover o encontro dos profissionais envolvidos com o setor de Facilities, através de um relacionamento cordial, capaz de gerar melhores praticas de gestão, assim como fomentar negócios em cadeia”, isto é o GRUPAS.

O GRUPAS, não visa somente reuniões de trabalho, onde a técnica, os procedimentos corretos, métodos eficazes e seguros, sejam a tônica principal, mas sim o aprimoramento do Facilities de forma que ele tenha contato com novos procedimentos, fornecedores diversos, reluzentes palestrantes e principalmente um saudável networking.

E para marcamos este memorável momento, fotos, importantes fotos que marcam o nosso presente e que serão importantes no futuro.

Parabéns a todos por mais este momento.

Gestão 2012

Presidente: Marcelo Costa

Vice Presidente: Adilson Pelegrino

Em excelente confraternização os membros do GAS – Grupo de Administradores de Serviços – recepcionaram na data de 07/12/2012 o novo presidente Sr. Luciano Sacramone Brunherotto e seu Vice Sr.Moacir Reis para a Gestão 2013, para os quais desejam-se grandes realizações.

GAS – Grupo de Administradores de Serviços – estará completando no ano de 2013, 30 anos de existência na prestação de excelentes serviços as empresas que o compõe, e ao mercado com aprimoramento e troca de informações entre os experientes profissionais. Conheça mais:

E nós do GRUPAS – Grupo de Gestores de Facilitieis – parabenizamos e desejamos uma feliz Gestão e que possamos dar continuidade nos entendimentos de formar grupos de profissionais que aprimorem cada dia mais o Facilities Manegement.

Parabéns e que tenhamos uma boa gestão.

Em sua primeira reunião realizada na empresa INVISTA Brasil, que apresentou um amplo portifolio de seus produtos de nylon, os quais foram desenvolvidos para atender as necessidades do mercado de carpetes. Os associados que compareceram participaram ativamente com perguntas pertinentes ao assunto e tendo nas especialistas Patricia Goto e Christina Langenfeld as respostas corretas e com isso sanadas as duvidas relativas.

Com uma gama de produtos que se destacam pela Qualidade + Performance + Futuro, o atributo “sustentáveis sobre os seus pés” , isto é encontrado no fio de nylon Antron Lumena, entre outros fatores. A INVISTA visando a sustentabilidade utiliza até 25% de nylon reciclado nos carpetes produzidos, atendendo as exigencias de seus conscientes clientes e mantendo a qualidade excepcional esperada de todas as outras fibras.

Mas como a manhã não foi somente de trabalho, após um revigorante “coffee break” onde os presentes puderam apreciar deliciosos sanduiches, doces e sucos variados, e ainda conhecer outros parceiros –Facilities – fazendo produtivo o networking, fato constantes nestas reuniões. No retorno, o Presidente Marcelo Costa, apresentou a politica do GRUPAS, a qual visa a integração dos profissionais em Facilities ao mercado real e abriu espaço a outros parceiros para que apresentassem as suas propostas e produtos.

Para a palestra do dia, foi convidado o Prof. VICTOR MIRSHAWKA JÚNIOR, Diretor de Pós-Graduação da FAAP, o qual ministrou o tema: CRIATIVIDADE NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, que com grande habilidade fez um “aquecimento” envolvendo todos os presentes, onde a clarificação de conceitos como; imaginação, criatividade, invenção, inovação e empreendedorismo, foram expostos com tecnica e criatividade de um bom palestrante, que instigou a todos ao pensamento criativo, como pensar “Fora da Caixa” e atraves de charges trouxe a realidade do dia a dia.

A reunião transcorreu num ótimo clima de profissionalismo, onde destaca-se a participação envolvente dos presentes, que tiverem uma manhã de aprimoramento de conhecimento tecnicos sobre carpetes e desfrutaram de uma palestra sobre a solução de problemas de forma criativa. Parabens a todos os presente.

Diretoria GRUPAS, INVISTA e Palestrante.

Resíduos Sólidos

Este foi o tema de nossa reunião/palestra, nesta quinta feira 22/03/12, elaborada e apresentada pela Green Company, a qual trouxe importantes informações ao Facilitie Management que quase sempre tem em seu dia a dia esta função em atender as necessidades da empresa sem agredir ao meio ambiente.

A Green Company, trouxe ao conhecimento que resíduos; podem ser considerados todo e qualquer sobra de material resultante de uma ação ou processo produtivo, podendo gerar quando acumulados problemas de poluição, visual , odorífica e trazendo grandes riscos a saúde, mas quando bem administrado podem gerar lucro, tendo no Facilitie o seu grande gestor, o qual saberá destinar corretamente esta “sobra” e com isso trazer dividendos a sua empresa e ao meio ambiente.

Na continuidade do encontro, a palestra voltada para analise da Lei. 12.305 de 02/08/2010 Política Nacional de Resíduos Sólidos – a qual dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.

Ressalta a obrigatoriedade na observância desta Lei pelas pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, responsáveis, direta ou indiretamente, pela geração de resíduos sólidos e as que desenvolvam ações relacionadas à gestão integrada ou ao gerenciamento de resíduos sólidos.

É o Facilities Management fazendo a sua parte.

As dependências da Telelok – Locação de Móveis foi cenário para a reunião de Facilitie Manegement neste mês de abril/2012. Com um grande interessante no conhecimento do armazenamento de móveis, na logística de entrega e instalação, o publico pode conhecer através da explanação do Diretor Sr. Nelson Domingues e de visita monitorada as constantes e controladas movimentações internas, entre elas o mapa de rastreamento dos veículos de entrega, tornando seguro e eficiente a entrega dentro do prazo contratado.Respeitando as mais rigorosas normas de ergonomia, qualidade e sustentabilidade, trabalhando com os produtos feitos pelos maiores fabricantes do Brasil, que contribuem para o bem estar no trabalho e com isso favorecendo a produtividade.

O histórico do mercado imobiliário foi apresentado pelo Diretor Comercial Sr. Felipe Knudsen – Tishman Speyer – com uma panorâmica do período de 2000 a 2012, sobre São Paulo e Rio de Janeiro. Destacando a baixa vacância, mostrando que o mercado está bastante aquecido, “a média para a cidade de São Paulo é 5%, em quanto no Rio de Janeiro é de 4,1%, tendo as regiões de Alphaville/Barueri (SP) e de Porto Maravilha(RJ), como polos de desenvolvimento. Chamou ainda atenção para a oportunidade de projetos sustentáveis de retrofit, modernização predial e baixa oferta de equipamentos Triplo A nas principais regiões do país.

Complementando a reunião com a palestra “Conceitos Fundamentais para as Boas Relações de Trabalho e para a nossa Performance no Dia a Dia” com o Prof. Clóvis de Barros Filho, que destaca “o homem não nasce com tudo que precisa para sobreviver” por esta necessidade o homem difere dos demais animais, devido ter a liberdade de criar, inovar e de se adaptar, não havendo limites para realizar os seus objetivos. Baseando-se ainda na confiança e desconfiança no outro ser humano, em um serviço ou produto. Essas “informações” podem influenciar nas tomadas de decisões o que é determinante para a sua sobrevivência profissional e pessoal. Terminou declarando “Precisamos nos dar conta que fazemos parte de um mundo maior que nós, é preciso aceitar que ele existe, mas qual é o nosso papel?

Realizamos a nossa mensal reunião em um dia caótico na cidade de São Paulo, quando o trânsito impediu que a maioria dos participantes pudessem chegar ao evento.

Iniciada com a apresentação do Prof. Moacyr Graça – Coordenador do MBA de Gerenciamento de Facilidade, com o tema: “ O Mercado de Trabalho e a Capacitação Profissional do Gerente de Facilidade” quando demonstrado que a evolução educacional do Gerente de Facilidades o mantém no mercado de forma mais participativa.

O Prof. Moacyr, mostrou que a evolução é uma constante em nossa vida, fazendo paralelo com a tecnologia da informação, onde iniciou-se com computadores a válvulas e hoje movimenta-se a economia com simples cliques em um telefone celular, tendo como base a rede americana de internet onde tudo esta conectado a todos, salientou:

“A rede sem você será forte, Você sem a rede será nada”

Na continuidade da reunião, o Sr. Francisco Abrantes, diretor da Powertronglobal Inc, explanou sobre o produto que esta sendo introduzido no Brasil, que baseado na alta tecnologia da nano – ciência, traz a eficácia na limpeza dos dutos de ar condicionado, a oleosidade existente se desprenda das paredes dando maior vazão do ar refrigerado e com isso trazendo uma economia de energia, a melhora na expansão do ar insuflado para o ambiente e tendo o investimento no projeto sendo recuperado antes do prazo previsto, e nos disse “ o produto foi além de nossas expectativas, tanto em qualidade quanto no payback”. No encerramento do encontro o presidente Marcelo Costa, agradece a todos e salientou a preocupação pelos transtornos ocorrido nesta data e que a próxima seja dentro das normalidades de uma grande cidade.

A reunião deste mês de agosto do GRUPAS, tendo como anfitriãs as empresas BEAULIEU A Inovação em Carpetes, HOST Green, Clean & Dry sobre a eficiência na limpeza a seco em carpetes e INVISTA a qual complementou a palestra efetuada em fevereiro deste ano, trazendo novidades e esclarecimentos sobre os fios Nylon Antron e Nylon 6, utilizados para a confecção de carpetes de ótima qualidade.

Constatou-se o grande interesse dos participantes em sua maioria Facilities Manegement, os quais tem sob sua responsabilidade a manutenção correta e eficaz na limpeza, segurança e conservação das edificações, destacando o item carpete, que é a entrada visual da empresa.

Os anfitriões, demonstraram que a praticidade e a facilidade na aquisição , manutenção e limpeza desde produto, traz ao FM, a segurança de um bom produto que quando conservado corretamente tem uma longa vida útil.

A utilização de um produto de qualidade traz benefícios como , conforto, durabilidade, isolamento acústico e tornando o ambiente bonito e atrativo aos visitantes.

Após as explanações técnicas e as observações efetuadas pelos presentes, tivemos o complemento com a palestra “Motivação Aplicada “ apresentada por Richard Santos, que de forma interativa, demonstrou exemplos práticos do potencial de cada um na busca por metas pessoais e empresarias, fazendo com que a plateia interagisse com o momento, tornando as explanações lúdicas, praticas e muito descontraída, havendo uma geral participação.

O GRUPAS tendo a preocupação na divulgação produtos e processos, no aprimoramento de seus parceiros, trouxe mais este momento e já convidando a todos para a próxima, anotem dia 25 de setembro.

Parabenizamos ainda o nosso companheiro Roberto Santiago, pelos seus 45 anos de trabalho como FM o que demonstra a importância desta categoria. PARABENS e que venham outros 45.

Uma reunião de muito valor e conhecimento. Iniciada com apresentação da empresa a qual se desenvolve a olhos vistos e onde o trabalho do Facilities Manegement é primordial para atender as grandes demandas e ao público qualificado e exigente.

As necessidades da grande empresa, proporciona ao Facilitie conhecimentos, exige constantes atualizações profissionais e educacionais, bem como o entendimentos de outras culturas, devido as fusões que atualmente estão se tornando uma rotina.

A LATAM, empresa que nasce entre as 11 principais empresas de aviação do mundo, com uma frota futura de 312 aviões, 59 milhões de passageiros ano, 51 mil funcionários, sendo a 1ª da America do Sul, formando então o MUNDO TAM.

Para o GRUPAS uma boa experiência, conhecendo as diretrizes técnicas a que o Facilities Manegement da TAM esta envolvido, pois além de proporcionar aos passageiros um produto seguro e eficiente possui uma retaguarda com grande técnica e eficaz em seus procedimentos. Tivemos um bom conhecimento sobre a atuação do profissional em Facilitie. Até a próxima.

Com apresentações de interesse aos Facilities Manegement, tivemos hoje um encontro que reuniu profissionais na discussão de temas relativos ao dia a dia.

Os temas Trabalho Temporário,apresentado pelo Sr, Marcos Nóbrega, transmitiu as diretrizes para uma segura e eficiente contratação, sobre Produtos Sustentáveis o químico Sr. Miguel A. Simkunas demonstrou as sutilezas que o F.M, deve conhecer para administrar com eficácia e responsabilidade que o tema requer, fato este que trouxe a baila varias indagações dos presentes os quais se preocupam com a saúde e o bem estar dos funcionários nas empresas a que prestam serviços.

Quanto ao tema Administração do Tempo em que o palestrante Sr. Paulo Rogério de Souza, eminente professor expos, foi salutar devido aos questionamentos e a preocupação que o mesmo traz a todos. Administrar o Tempo é fazer o que você considera importante e prioritário, é ser senhor do próprio tempo, não é programá-lo nos mínimos detalhes.

Povoando o imaginário popular vários Mitos foram por ele destacados e dissecados, explanando que Administrar o Tempo, torna quem o faz, senhor dele, coloca-o sobre controle. Quem não o administra é por ele dominado, pois acaba fazendo as coisas ao sabor das pressões do momento, não na ordem e no momento em que desejaria.

Esta foi mais uma de nossas reuniões, que contou com o apoio do Grupo AMA Serviços Personalizados.

Realizou-se em 29/11/2012, nas belas dependências da Universidade Mackenzie, a ultima reunião do ano 2012, que trouxe aos Facilities Manegement, informações sobre o programa Mackenzie Soluções pelo prof. Antonio Junqueira – Diretor da Unidade de Negócios – que visa oferecer as empresas aprimoramento nas áreas em que a instituição possui elevado expertise.

O anfitrião desta reunião o Grupo Top Clean, trouxe aos presentes relevantes informações pelo Sr. Tomas Crhak sobre a empresa, a qual esta posicionada em vários segmentos que atendem as necessidades dos Facilities Manegement com presteza e eficácia.

Os temas da reunião foram relativos ao case do Reuso da Água, no setor automotivo, apresentado por Sr. José Roberto Sakr e elaborado pelo programa Top Água, que traz soluções no saneamento básico, com a diminuição do descarte de dejetos no meio ambiente, na reutilização em processos produtivos e em atividades indiretas, como irrigação, lembrando que o investimento tem um retorno previsto em até 24 meses, e a Top Clean soluções.

Com o biólogo Sérgio Bocalini, vice-presidente da APRAG, a palestra foi dirigida ao tema Controle Integrado de Combate as Pragas Urbanas. Explanou sobre a continua e incessante vigilância interna, de forma a combater de imediato qualquer incidência de vetores que tragam riscos a saúde dos funcionários e prejuízos a organização. Salientou ainda a importância primordial na escolha da empresa prestadora de serviço a qual deve ser qualificada, possuindo Licença de Funcionamento Sanitário e/ou Ambiental, Responsável Técnico com registro no Conselho Ambiental e um constante aprimoramento.

Na finalização desta reunião o Pres. do GRUPAS Sr. Marcelo Costa, agradeceu a todos e discorreu sobre a sua Gestão no ano de 2012, o qual deixa um legado de grandes conquistas, como atualização do mailing de associados, o desejado site – www.grupas.com.br – que terá o objetivo de manter os Facilities Manegement, atualizados com o mercado e as chamadas das reuniões futuras.